Dicas de Mestre: Por que jogar RPG?

Postado por Arcanios no dia
Mas afinal quais as vantagens de se jogar RPG?

Uma das coisas que talvez afaste jogadores novos é que o RPG parece divertir apenas Nerds.

Isso não é verdade… RPG pode divertir qualquer um. Mas de  fato uma coisa que realmente o RPG não faz é atrair jogadores apenas por olharem outros jogando.

Quando vemos alguém jogando um vídeo game ou computador não demora para subir aquela vontade de arrancar o controle da mão de quem está jogando e começar a se divertir. O mesmo não acontece com o RPG tanto como não acontece com jogos de cartas e tantos outros jogos que existem por aí. Pois divertido é jogar e não olhar…

Então o que faz o jogo de RPG ser divertido? A resposta mais provável é “muitas coisas”. Por esse motivo, reunimos as coisas que mais me trazem diversão e que, aposto, devem ser também os mesmos motivos de muitos outros jogadores.

” Acho que muitos já viram aqueles jogos de tabuleiro com que nos divertíamos quando criança, em que cada um escolhia um peão de uma cor e o objetivo era chegar no final de uma trilha numerada usando dados para se mover, porém em alguns pontos pegávamos atalhos e em outros caíamos em armadilhas e descíamos vários pontos, o único problema era que aquele jogo enjoava. “
Então RPG tem um pouco disso. No RPG temos um peão. Porém, diferente  daqueles jogos antigos de tabuleiro, nesse o peão tem características e
o objetivo não é apenas chegar no fim do labirinto e sim matar um dragão, salvar uma princesa, matar um vilão ou qualquer outra que você queira escolher, pois você escolhe o caminho que quer seguir com o seu “peão”. Os objetivos mudam a cada partida assim como seu “peão” pois ele vai ficando “treinado” e vai melhorando com o tempo.  Além dos objetivos do jogo criamos outros objetivos tal como na vida real. Além de resgatar a princesa podemos por exemplo querer seu amor. Além de matar o dragão podemos ser reconhecidos como o melhor matador de ragões e assim por diante.
Logo o primeiro motivo de se jogar RPG é esse, ele não enjoa.
Segundo motivo, associado ao primeiro, é que você se apega ao seu peão (que no caso chamamos de personagem) e gostamos de ver ele evoluir. É divertido ver que começamos sofrendo com desafios pequenos e no final eles viram “super-heróis” de tão poderosos. No RPG, se seu personagem acha um anel mágico na 1a aventura, na próxima vez que você jogar com ele ele terá esse anel. E essa seqüência de narração faz com que seu personagem seja único e importante para o jogador, ao ponto de que se ocorrer o pior e ele morrer, às vezes chega até deixar muitos jogadores chateados.
Terceiro motivo é que é um evento social, já que você precisa de amigos para jogar. Então ou você tem amigos ou faz amigos. Além de ser uma ótima forma de manter amigos juntos por bastante tempo, é também uma forma de fazer novas amizades.

Fonte: http://blog.taulukko.com.br