Dicas de Mestre: Prendendo a Atenção dos Jogadores no RPG

Postado por Arcanios no dia

RPG é um jogo feito para se divertir, isto está claro, agora para que haja diversão todos os jogadores devem estar atentos a história, a narrativa do(s) Mestre(s), a grande questão é…

O que o(s) Mestre(s) podem fazer para prender a atenção dos seus jogadores no RPG?
Primeiro, devemos notar o grau de importância que é prender a atenção do jogador ao jogo de RPG. Um jogador que não está atento ao jogo irá:
  • Perder informações importantes do jogo. Além de ficar confuso com a narrativa, irá atrapalhar o jogo, perguntando aos outros o que aconteceu.
  • Ficar falando de coisas alheias, chamando a atenção de outros jogadores e atrapalhando mais ainda o jogo.
  • Ficar com tédio, querendo ir pra casa, terminar o jogo e até desistir de jogar, pois o jogo não lhe atraí.
  • Querer descontar sua insatisfação dentro do jogo, prejudicando o grupo, a narrativa, contradizendo o mestre no jogo e nas regras, etc.
Isso e outras coisas mais que podem ocorrer.
Agora que nós percebemos o quão importante é atrair a atenção dos jogadores ao RPG que está sendo jogado, vamos ver algumas dicas que podemos usar para que os nossos jogadores possam estar concentrados no jogo de RPG:

  • Usar recursos que incrementem o RPG, para que a imaginação possa fluir melhor, alguns deles são: Música Ambiente (Relacionado ao tema da narração aquele momento), Mapas, Imagens do RPG (Pessoas, objetos, lugares).
  • Conhecer um pouco sobre o(s) jogador(es), seus gostos, Hobbies, tudo isso para que você possa usar isso dentro do RPG (Converse um pouco com eles, pergunte sobre como foi a sessão de RPG, o que acha que falta para o RPG ficar melhor). Por exemplo, se um jogador gosta da área de direito, então crie e insira ele em partes do jogo que exijam essa habilidade desse jogador (A não ser que ele seja um ogro inculto!). Isso é muito importante, pois faz o jogador se sentir importante dentro da aventura (Lembrando que o Mestre uma vez ou outra precisa estudar um pouco também, RPG também é conhecimento!).
  • Quando for jogar um RPG, tente arranjar um local arejado, com espaço suficiente para todos e um mínimo de conforto possível, e não se esqueçam de levar algum lanche (De nada adianta pedir concentração quando todos estão num cubículo apertado, calorento, fedorento e com fome).
  • Mestre, você manda na mesa! Mostre um pouco da sua autoridade quando a galera estiver conversando/bagunçando muito (Claro que tem que ter o tempo de descontração, mas se for muito tempo, a aventura não progride!).
  • Mestre, não deixe tudo pro improviso. Tem pessoas que podem se dar bem, mas nenhum jogador quer perceber que o Mestre não tem a mínima ideia do próximo passo da aventura. Elabore algo antes do jeito que lhe convier, seja escrevendo toda aventura (Personagens, Locais, Falas Importantes), ou apenas levantando tópicos que lhe ajudem no desenrolar da mesma (Mas não se esqueça de deixar a aventura se desenrolar com as ações dos jogadores, não adianta nada você fazer uma super aventura, se os jogadores tomam outro rumo dentro do RPG).
  • E o mais importante… se divertam! Nada melhor do que altas gargalhadas, ações desastrosas e erros críticos para fazer um bom RPG!
Bem, essas são umas dicas que elaborei a medida da minha experiência como RPGista Jogador e Mestre.
Espero que gostem da leitura, tentei não fazer muito extensa!
E se vocês acharem que faltou algo para incrementar essa matéria, coloquem nos comentários, me enviem um Pergaminho de Contato, ou mandem um pombo correio para que eu possa avaliar e inserir sua sugestão da matéria.
Autor do Texto: Arcanios.